Não foi a melhor das temporadas, muito antes pelo contrário, o futebol apresentado pelo Grêmio ao logo desse período atípico de disputa deixou muito a desejar. Evidentemente, faltou qualidade e sem ela, os títulos de expressão ficaram longe das mãos gremistas. É fato, é inegável, o time de Renato Portaluppi não foi sombra daquela equipe que teve ótima produção e resultados em 2016 e 2017.
Invariavelmente, o Grêmio, em seus melhores momentos, se notabilizou por apresentar grupos que reuniam um aguerrimento fora do comum e que em muitas vezes o aliavam a uma capacidade técnica e conjunto invejáveis. Nos momentos em que era impossível ter essa simbiose, era possível se destacar, pelo menos por uma dessas características, o que fazia com que o Grêmio fosse uma equipe competitiva e até mesmo temida.
Pois bem, na temporada de 2020, o time de Renato Portaluppi apresentou enormes dificuldades e não conseguiu apresentar nenhuma dessas características que costumavam caracterizar os times vencedores do Grêmio. Os dois jogos da final da Copa do Brasil foram o reflexo perfeito da equipe gremistas na temporada. O Palmeiras bateu o Grêmio até com certa facilidade, sem engatar a quinta marcha, sem ter que ir até o seu limite para ficar com o título.
Dias antes de começar a decisão, o Presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior, declarou: “Eu tenho certeza de que o Grêmio será campeão da Copa do Brasil.” O mandatário gremista foi mais além e disse também que o seu time seria totalmente diferente daquilo que tinha sido no Campeonato Brasileiro. Mas, na prática, efetivamente, não foi.
⏱ O cronômetro marca 20 minutos do segundo tempo.
Palmeiras 1×0 #Grêmio
🇪🇪🏆⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ #PALxGRE #FinalCopaDoBrasil #OPrimeiroCampeão
📸: Lucas Uebel / Grêmio FBPA pic.twitter.com/pV31kezy9R— Grêmio FBPA (@Gremio) March 7, 2021
Dentro de campo, a equipe de Renato Portaluppi, além da falta de qualidade do grupo como um todo, demonstrou uma apatia que igualmente foi determinante para o insucesso. Soma-se a isso a fragilidade defensiva no meio-campo e um desgaste físico notório. Os quinze primeiros minutos de partida, o Grêmio procurou marcar a saída de bola do Palmeiras e até teve relativo sucesso, inclusive criando duas oportunidades para marcar. No entanto, com o decorrer da partida, o Grêmio sucumbiu diante de suas próprias dificuldades e também diante da maior qualidade e organização do adversário. O resultado de Palmeiras 2 x 0 Grêmio foi justo, merecido e incontestável.
O discurso pós-jogo foi num tom de reformulação do grupo de jogadores. Os goleiros, Paulo Victor e Vanderlei foram praticamente descartados para 2021 e o clube vai contratar para essa posição. Cássio, do Corínthians, é o nome preferencial. O preparador físico também sairá. Além disso, jogadores como Everton e David Braz devem deixar o Grêmio. O Presidente gremista afirmou que o Departamento de Futebol tem seus diagnósticos e que agora vai executá-los através de dispensas, contratações de vulto e pontuais e também de uma possível reordenação da própria estrutura do futebol gremista.
O fato é que o ano 2021 do Grêmio precisa ser completamente diferente de 2020. É imperioso que as mudanças que o clube acena em fazer, de fato, realmente as faça, sob risco da distância do time que há alguns anos venceu a Copa do Brasil e a Libertadores fique cada vez mais distante da atual realidade gremista.