Com Insigne, Napoli vence e encosta no G4

Todo grande clube precisa de um líder, capitão, artilheiro e uma estrela. Há anos que o Napoli tem todos esses adjetivos em um único jogador: Lorenzo Insigne. O capitão partenopeo que fez uma ótima partida contra o Sassuolo na rodada passada, novamente se destaca e desta vez decide. Artilheiro do Napoli na Serie A, com 13 gols e 4 assistências, Insigne é o melhor jogador da equipe na temporada. Também destaco Piotr Zielinski e Diego Demme como o trio responsável pela ótima e contundente vitória Napolitana.

Insigne jogou 79 minutos, sendo substituído por Elmas, após fazer uma partida espetacular. Foram 39 passes no jogo (81,3% de aproveitamento), com dois considerados decisivos para chances de gol; duas bolas longas que permitiram a equipe rodar melhor a bola no campo adversário; 2 gols em 3 finalizações; quatro dribles que abriram espaço para tocar para os companheiros em velocidade; 7 disputas de bola vencidas, um corte e um desarme. Todos os dados mostram como o camisa 24 se dedica em campo e inspira os companheiros de equipe a se entregarem em campo para trazer ao Napoli um ânimo em uma temporada de mais baixos do que altos.

Insigne pode dividir a vitória do Napoli com Zielinski. Afinal o polonês novamente se apresenta como um verdadeiro armador do time, algo que é muito cobrado pela torcida. Piotr deu 2 assistências na partida chegando a três no campeonato e ainda possui 6 gols na liga. Para se ter uma ideia, somando as cinco últimas partidas entre Serie A e Liga Europa, Zielinski marcou três gols e deu duas assistências, seu melhor retrospecto na temporada, aumentando a confiança do jogador que vem se firmando como armador da equipe ao lado de Lorenzo.

O último destaque da partida fica para Diego Demme, fundamental na proteção da defesa e mesmo falhando no gol do Bologna, não prejudicou a equipe. Muito pelo contrário, foi um verdadeiro leão dentro de campo. Acertou 84,2% dos passes (48), sendo dois decisivos para finalizações na partida. Na marcação, foi implacável com nove disputas de bola vencidas, duas faltas sofridas, um corte e incríveis cinco desarmes. Demme se mostra fundamental no trabalho tático elaborado por Gattuso e isso fica claro no gol do Bologna que só aconteceu por falha do alemão. Com Diego fazendo boas partidas, fica difícil para os adversários chegarem na defesa Napolitana.

Outros números importantes para sustentar a boa atuação do time Azurri são a eficiência ofensiva e defensiva. Apenas 12 faltas cometidas, 15 desarmes e quatro contra-ataques, sendo um responsável pelo terceiro gol da equipe. Além disso, foram sete finalizações certas resultando em três gols que confirmam a eficiência positiva da equipe que vinha criando muitas chances e marcando poucos gols.

A vitória fez o Napoli chegar aos 47 pontos, em 6° lugar, dois a menos que a Atalanta e três a menos da Roma, quarta colocada no campeonato mas com um jogo a mais que os Napolitanos. Aos poucos Gattuso vai ganhando opções para o time e sem dúvidas a volta de Osimhen e com gol, anima o torcedor como eu havia informado no texto do pré-jogo. Por que com o nigeriano, o Napoli ganha uma opção no ataque para quando Mertens estiver sem condições físicas de manter o ritmo acelerado da equipe que busca o gol adversário o tempo todo.

Agora os atletas terão o meio da semana livre de jogos para se prepararem para o grande jogo da próxima rodada diante do Milan, no San Siro, no próximo domingo. A vitória de hoje traz ânimo para o time e coloca fogo no campeonato para as rodadas decisivas que estão por vir. Se vencer o Milan passa a brigar definitivamente pela vaga na Liga dos Campeões.