Um americano para superar a saudade de Arturo Vidal

No dia em que foi anunciado pela Juventus, grande parte da torcida foi pega de surpresa. Poucos conheciam Weston McKennie, o meia norte-americano de 22 anos do Schalke 04. Entretanto, com a velocidade da informação e com a ajuda do Youtube, minutos depois, todos já ficaram espantados com a capacidade de chegada ao ataque do jogador e a contratação já era vista com bons olhos pelos juventinos. Os mais otimistas decretaram: a Juventus agora tem um jogador que tanto faltou ao seu meio campo nas últimas temporadas.

Contratado por uma cláusula de empréstimo ativada por 4,5 milhões de euros, o jogador, apesar de sua própria irregularidade e da irregularidade do time juventino, vem fazendo bom papel na maioria dos jogos em que é escalado, o que levou o time de Turim exercer a sua compra por 18,5 milhões de euros. De acordo com o comunicado oficial da Juventus em seu site, o clube pagará o valor parcelado ao longo de três anos e o Schalke 04 ainda pode receber até 6,5 milhões de euros a mais de acordo com o desempenho esportivo do jogador.

Saudades do meu ex            

Desde que Arturo Vidal saiu da Juventus, o time ficou carente de um jogador de meio-campo que conseguisse fazer de forma satisfatória a transição da defesa para o ataque e que tivesse a capacidade de se infiltrar na área como fazia o chileno em seus áureos tempos de Juve. Nas melhores partidas do time de Andrea Pirlo, o Texas boy, como é apelidado McKennie pelos colegas de elenco, se mostrou capaz de ser esse cara na meiuca bianconera contribuindo, assim como Vidal, com gols decisivos para o time apesar de seu pouco tempo no clube. Com Pirlo, o jogador tem mais protagonismo na fase ofensiva do jogo do que tinha em sua época de Schalke quando jogava mais como volante.

Considerada uma das grandes joias da nova geração americana de jogadores, Weston já é o jogador dos Estados Unidos com mais gols no Campeonato Italiano: são 4 no total, além de duas assistências. O jogador, primeiro americano a vestir a camisa bianconera, também foi o responsável pelo 3º gol diante do Barcelona na Catalunha, gol esse que garantiu a classificação em 1º lugar para o time de Turim na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

Americano, porém formado na Alemanha

Nascido na cidade Little Elm no Texas em 28 de agosto de 1998, o camisa 14 da Juventus iniciou a sua formação como jogador profissional na Alemanha. Filho de militar que atua em uma das bases americanas no país europeu, McKennie deu seus primeiros passos no futebol no FC Phönix Otterbach em 2004. Em 2009, ele foi para o Dallas FC, mas logo depois já estava de volta ao futebol alemão ao assinar com o Schalke 04 em 2016.

No clube de Gelsenkirchen, na temporada anterior a essa, ele marcou três gols e deu uma assistência em 32 jogos. Na seleção americana principal, onde estreou em 2017, ele tem 21 aparições e 6 gols. Na Itália, de acordo com dados do Sofascore, ele acumula no Campeonato Italiano 21 jogos, sendo 14 iniciados como titular, com uma média de 56 minutos em campo pela Juventus. Na temporada, Wes coleciona 31 jogos, 5 gols e já conquistou a Super Copa da Itália. 

RAIO X:
Nome: Weston James Earl McKennie
Data de Nascimento: 28 de agosto de 1998
Clubes profissionais: Schalke 04 (2016-20); Juventus (2020 -)
Local de Nascimento: Little Elm, Texas, Estados Unidos