Rafael Tolói é um zagueiro brasileiro nascido no Mato Grosso. Atualmente joga pela Atalanta, onde é titular absoluto da defesa dos nerazzurri, sendo um dos pilares do time de Gasperini, que já utilizou o zagueiro em 19 partidas nesta temporada de 2020/21, sendo apenas uma saindo do banco de reservas.
Tolói começou sua carreira no time do Goiás em 2007, porém sua estréia foi apenas no dia 26 de março de 2008, tendo boas atuações no esmeraldino principalmente na Copa Sul-Americana de 2010, quando o time goiano conquistou o vice-campeonato. Um fato curioso é que o jogador mesmo com apenas 21 anos de idade, já era capitão do time, e isso destaca a liderança e personalidade dentro de campo.
Após uma passagem positiva pelo Goiás, foi vendido em 2012 para o São Paulo por 3M de euros. No tricolor paulista, o zagueiro conquistou uma Copa Sul-Americana, sendo fundamental para a defesa tricolor, que não sofreu gols jogando em casa.
Com boas atuações no São Paulo, Rafael Tolói chamou a atenção da Roma, que o contratou por empréstimo. Porém, não recebeu chances por lá jogando apenas 5 jogos. Com isso, retornou ao tricolor paulista após o fim do empréstimo.
Após quase mais 1 ano no São Paulo, o zagueiro foi eleito um dos melhores zagueiros do Brasileirão e conquistou sua primeira Bola de Prata. Tolói vendido para a Atalanta em agosto de 2015 por 3,9M de euros. Hoje ainda na Atalanta, o zagueiro brasileiro é fundamental para o time, sendo o 3º sul-americano que mais tem jogos pela Atalanta, ficando atrás apenas de Duván Zapata e Papu Gómez, respectivamente. Também é o brasileiro com mais jogos pelos nerazzurri, com 196 jogos até o momento.
No esquema de Gasperini, Tolói é o capitão do time e joga pelo lado direito da trinca de zaga, sendo um zagueiro agressivo na marcação e fundamental para a saída de jogo do time. Não é atoa que o brasileiro dá 92% de seus passes no próprio meio campo. Além disso, Tolói é o único zagueiro do time que possui 5 jogos sem sofrer gols na temporada, mostrando sua segurança no sistema defensivo.