Grêmio perde e repete erros contra Palmeiras

O primeiro jogo da decisão de Copa do Brasil 2020 foi frustrante para o Grêmio, pois além da derrota, o time de Renato Portaluppi voltou a repetir erros que vem apresentando ao longo da temporada. E esses dois fatores combinados, afastam cada vez mais o Grêmio do título no próximo domingo, em São Paulo.

O Presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, durante a semana que antecedeu a partida de ontem em Porto Alegre, disse que na decisão do título o Grêmio seria bem diferente, que apresentaria um futebol distinto daquele que vinha apresentando há um bom tempo no Campeonato Brasileiro, que seria um time mais aguerrido e incisivo. Talvez tenha sido mais o desejo do mandatário máximo do clube do que efetivamente uma garantia.

O que se viu dentro de campo foi um time sem soluções para as suas próprias dificuldades. No primeiro tempo, um time que procurou espaços, que tentou furar o bloqueio do Palmeiras, que circulou a bola no campo de ataque, mas que não teve nenhum poder de infiltração e penetração. O resultado foi claro: a incapacidade do time de Renato de criar situações de gol. Além disso, com um meio-campo formado por jogadores com pouca capacidade de marcação, o Grêmio foi pouco combativo nesse sentido e o Palmeiras, do técnico Abel Ferreira, soube aproveitar esses espaços.

O gol de Gustavo Gomez, numa cobrança de escanteio, numa falha do zagueiro gremista Kannemann, estabeleceu mais justiça ao placar, e colocou a equipe paulista numa situação muito confortável na partida. O panorama só foi mudar um pouco no segundo tempo, quando o zagueiro palmeirense Luan foi expulso e o Grêmio se atirou para frente.

O técnico gremista tratou de preencher o setor ofensivo do seu time colocando vários jogadores no setor, mas o problema de criação de jogadas persistiu e o Grêmio continuou esbarrando na solidez e organização defensiva do Palmeiras, que conseguiu sair da Arena do Grêmio com uma vitória que o deixa muito próximo do título da Copa do Brasil 2020.

Na entrevista coletiva pós-jogo, Renato foi, novamente, evasivo quanto aos problemas de seu time e tergiversou. Criticou a arbitragem, falou do VAR, ironizou a imprensa e disse que nesse momento, devido aos problemas em função da pandemia, ninguém no mundo está jogando um bom futebol. Inclusive, desafiou alguém que citasse três equipes no mundo que estivesse jogando um bom futebol nesse momento. De fato, de concreto, sobre seu time, se limitou a dizer que o Grêmio tem poucos jogadores que sabem fazer gols e que isso deve ser corrigido para a próxima temporada com contratações pontuais.

No próximo domingo, o Grêmio precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para provocar a decisão por penalidades máxima, caso contrário ficará com o vice-campeonato e ainda terá que amargar a disputa da Fase Preliminar da Copa Libertadores da América, que começa já na primeira quinzena de março e aperta ainda mais o calendário da equipe de Renato. É possível conquistar o título, mas para isso o Grêmio deve apresentar talvez o que ainda não apresentou na atual temporada, ou seja, um bom futebol.