Spezia, Sinônimo de História, Luta e Superação!

Você é um grande admirador do cálcio, gosta de lindas histórias e curiosidades sobre times que já passaram por “maus bocados” e que hoje vivem um bom momento? Então veio ao lugar certo! Porque hoje, iremos falar sobre o Spezia Cálcio, time da região da Liguria na Itália, conhecidos como os Aquilotti (Pequenas Águias).

Fundado em 10 de outubro de 1906 (115 anos atrás), Spezia jamais fez parte do alto escalão da Serie A, pois o clube durante muitos anos disputou a “Prima Divisione” e “Seconda Divisione”, competições criadas pela oposição da FIGC (Federação italiana de Futebol), pelos clubes mais ricos do norte e Itália, que eram contra ao antigo formato da Série A, com base no conceito pregado de grupos regionais pletóricos.

Entretanto, o clube detém um título honorário nacional conquistado em 1944 durante a 2° guerra mundial, título conquistado em cima do Torino, do grande treinador Bi-Campeão mundial Vittorio Pozzo e do atacante Silvio Piola (Campeão mundial pela seleção italiana em 1938, junto com Vittorio Pozzo), após décadas e mais décadas sem o devido reconhecimento, pelo feito praticado na época, finalmente chegou o dia e em 2002 a FIGC anunciou Spezia como detentora do Scudetto (mas de forma honorária já que o torneio foi realizado com poucos times).

Assim como no ditado “Nem tudo são flores”, Spezia passou por dor e sofrimento, foi do céu ao inferno, time centenário e com desejo de crescer vendeu parte de suas ações pra Internazionale, se tornando o time B de Milão, garantido chegadas de jogadores com potencial e experiência, como Goran Pandev, Aco Stojkov e Alex Cordaz, com esses investimentos e chegadas de outros atletas, Spezia foi campeão da Coppa Itália Série C em cima do Frosinone, porém ao final da temporada, a Inter vendeu suas ações e retirou os investimentos, uma parceria iniciada em 2002 e que terminou na temporada 2005/06.

Após a saída dos Nerazzurri, o Spezia teve a chegada de seu novo proprietário Giuseppe Ruggieri, que em seu primeiro ano como mandatário colocou o Spezia de volta na Serie B após 55 anos de ausência e se sagrou campeões da Série C1, porém no ano seguinte a equipe passou por maus lençóis e mesmo com várias contratações quase foi rebaixado de volta pra Série C1, só escapando do Rebaixamento no playout em cima do Hellas Verona.

Na temporada 2007/08, o Spezia não teve a mesma sorte, novamente fez diversas contratações que não impediram o Rebaixamento, já que os 2 investimentos feitos pelo Giuseppe Ruggieri não foram o suficiente, com o clube sofrendo e suas finanças em um nível caótico o rebaixamento pra Serie C1 em 2008 foi inevitável e o clube foi forçado a declarar falência e todos ex membros do conselho, foram sancionados pela FIGC em 2011 por fraude esportiva.

Com isso tudo, o clube teve sua nova fundação aprovada em 2008 com o nome “ASD Spezia Cálcio 2008” por Gabriele Volpi, com os investimentos do empresário italiano o Spezia emplacou 3 acessos consecutivos e em 2012 estava de volta pra Série B da liga italiana e com seu antigo nome de volta “Spezia Cálcio”, porem na Serie B não conseguiu a mesma facilidade e permaneceu durante 6 anos na divisão, sempre vivendo no meio da tabela, Além de decepções após tentativas falhas nós playoffs de acesso pra Serie A.

Mas na temporada 2019/20, tudo mudou com um grande investimento feito por seus dirigentes, a equipe conseguiu se classificar para os playoffs da Serie B, derrotando Chievo e Frosinone e com isso garantindo o acesso pela primeira vez em sua história pra Série A Tim, garantindo a festa de centenas de torcedores apaixonados pelo clube nas ruas de Lá Spezia.

Mesmo sendo um time debutante na principal divisão do futebol italiano, Spezia é um clube centenário, com tradição e uma história linda pra contar, contém diversos títulos nas divisões inferiores e um Scudetto Honorário e na sua estreia na Série A Tim, não vem fazendo feio, onde já ganhou de times como Napoli, Milan e até eliminou a Roma com autoridade e grandeza na Coppa Itália.