No dia 08 de setembro de 2011, o futebol ganhava um novo templo para chamar de seu: o Allianz Stadium, na época conhecido como Juventus Stadium. Erguido sob os escombros do antigo Stadio delle Alpi, o novo estádio marcou o início de uma nova era para a Juventus, mas também para o futebol italiano. A partida de estreia da nova casa juventina foi entre o clube anfitrião e o Notts County e terminou empatada em 1 a 1.
Com capacidade para 41.507 pessoas, a arena é a mais moderna da Itália e vem fazendo com que os rivais juventinos se mexam para terem arenas próprias em um país onde muitos dos estádios ainda pertencem às comunas. No complexo, ainda há o J Medical – o centro médico juventino – , um shopping center e o J Hotel e estudos apontam que a Juventus fatura cerca de 60 milhões de euros a cada temporada disputada no Allianz.
Embora ainda possua apenas 9 anos de vida, o estádio já contribuiu para parte da história vitoriosa da Juventus. Desde que ele foi posto de pé, nenhum outro clube faturou o Campeonato Italiano senão os bianconeri. Na última segunda-feira, o time comemorou o jogo de número 250 no complexo com uma vitória de 3 a 0 sobre o Crotone.
Além dos bons agouros que trouxe ao clube em relação às taças do campeonato nacional, o estádio pode ser considerado um verdadeiro alçapão para o time comandado por Andrea Pirlo. Dá para se contar nos dedos as equipes que conseguiram uma vitória sobre a Velha Senhora em Turim desde que ele foi inaugurado. Nos 250 jogos jogados, são 197 vitórias, 40 empates e 13 derrotas com 535 gols marcados e 151 gols sofridos.
Beleza, modernidade, títulos, vitórias….a casa da Juventus trouxe tudo isso e ainda custou muito pouco aos cofres do clube transalpino. Estudos da época apontam que a Juventus tirou do bolso apenas 100 milhões de euros para construir a arena que já foi palco da final da Liga Europa 2013-14 e receberá a fase final da Nations League em outubro deste ano. No dia 07/10, França e Espanha se enfrentam para saber quem garantirá vaga na grande final em Milão. A disputa de 3º lugar também será realizada no estádio.
RAIO-X:
Nome: Allianz Stadium
Capacidade: 41.507 pessoas
Partida de maior público: Juve 1×0 Inter em 16/12/2016 – 41.495 pessoas
Arquitetos: Hernando Suarez e Gino Zavanella
Custo: 100 milhões de euros
🎥 O nosso @Andersinho_ITA está acompanhando de pertinho o grande clássico italiano #JuveInter, válido pela #CoppaItalia, valendo vaga na final da competição. pic.twitter.com/4IgLsIdrJA
— MondoSportivo Brasil (@mondosportivobr) February 9, 2021