Nessa quinta-feira, diante do Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro 2020, o Internacional encerrará um ciclo, independente do resultado de campo, independente se conseguirá ser Campeão Brasileiro. Isso porque, apenas três dias depois o técnico espanhol Miguel Angel Ramirez assumirá o comando do time no lugar de Abel Braga. Com isso, muda tudo: a filosofia de jogo, o modelo de jogo e, muito provavelmente, algumas peças dentro de campo também.
É evidente que esse cenário não é um cenário comum, mas é evidente também que a temporada 2020 e também a de 2021 não se encaixam na definição de comum. Mas o fato é que o Inter ainda briga pelo título, bem como é fato que essa possibilidade está muito mais perto do Flamengo do que dos gaúchos. E esse foi o saldo do confronto entre ambos no último domingo no Maracanã, quando o time de Rogerio Ceni bateu a equipe de Abel Braga em jogo que ficou marcado muito mais por polêmica de arbitragem do que pelo futebol dos dois times.
Us guri tão sempre junto! 🤙🇦🇹 #VamoInter pic.twitter.com/szBZZ2H2SG
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) February 24, 2021
Mesmo apresentando problemas de toda ordem como lesões, técnico pedindo demissão, ebulição dos bastidores políticos, troca de presidente, instabilidade dentro de campo, o Inter conseguiu apresentar regularidade de resultados e com isso chegar em condições de brigar pelo título até a última rodada do Brasileirão 2020.
O time de Abel Braga não é um primor técnico e nem um time que desempenha um futebol vistoso, que é competitivo e que se demonstrou ser pragmático – por vezes em demasia – em relação aos seus objetivos dentro de campo. Tendo como pontos de referência o zagueiro Victor Cuesta, os meio-campistas Edenílson e Patrick e o atacante Yuri Alberto, Abel Braga conseguiu dar uma estrutura mais robusta para um time que parecia desmoronado depois da saída do técnico argentino Eduardo Coudet.
Para ser campeão na quinta-feira, o Inter precisa vencer o Corinthians no Beira-Rio e torcer para que o Flamengo não vença o São Paulo no Morumbi. Só assim ficará com o titulo do Brasileiro 2020. Independente disso, o clube vai sofrer mudanças e elas chegam junto o Miguel Angel Ramirez, o jovem técnico espanhol que chega com bom cartaz e com ideias totalmente diferentes dos últimos técnicos que passaram pelo Beira Rio nos últimos anos.