O Inter muda, e muda muito

Nessa quinta-feira, diante do Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro 2020, o Internacional encerrará um ciclo, independente do resultado de campo, independente se conseguirá ser Campeão Brasileiro. Isso porque, apenas três dias depois o técnico espanhol Miguel Angel Ramirez assumirá o comando do time no lugar de Abel Braga. Com isso, muda tudo: a filosofia de jogo, o modelo de jogo e, muito provavelmente, algumas peças dentro de campo também.

É evidente que esse cenário não é um cenário comum, mas é evidente também que a temporada 2020 e também a de 2021 não se encaixam na definição de comum. Mas o fato é que o Inter ainda briga pelo título, bem como é fato que essa possibilidade está muito mais perto do Flamengo do que dos gaúchos. E esse foi o saldo do confronto entre ambos no último domingo no Maracanã, quando o time de Rogerio Ceni bateu a equipe de Abel Braga em jogo que ficou marcado muito mais por polêmica de arbitragem do que pelo futebol dos dois times.

Mesmo apresentando problemas de toda ordem como lesões, técnico pedindo demissão, ebulição dos bastidores políticos, troca de presidente, instabilidade dentro de campo, o Inter conseguiu apresentar regularidade de resultados e com isso chegar em condições de brigar pelo título até a última rodada do Brasileirão 2020.

O time de Abel Braga não é um primor técnico e nem um time que desempenha um futebol vistoso, que é competitivo e que se demonstrou ser pragmático – por vezes em demasia – em relação aos seus objetivos dentro de campo. Tendo como pontos de referência o zagueiro Victor Cuesta, os meio-campistas Edenílson e Patrick e o atacante Yuri Alberto, Abel Braga conseguiu dar uma estrutura mais robusta para um time que parecia desmoronado depois da saída do técnico argentino Eduardo Coudet.

Para ser campeão na quinta-feira, o Inter precisa vencer o Corinthians no Beira-Rio e torcer para que o Flamengo não vença o São Paulo no Morumbi. Só assim ficará com o titulo do Brasileiro 2020. Independente disso, o clube vai sofrer mudanças e elas chegam junto o Miguel Angel Ramirez, o jovem técnico espanhol que chega com bom cartaz e com ideias totalmente diferentes dos últimos técnicos que passaram pelo Beira Rio nos últimos anos.