Chegando o momento decisivo em que Grêmio e Palmeiras se enfrentarão para definir quem será o Campeão da Copa do Brasil 2020, o time gaúcho tem uma encruzilhada fundamental pela frente. Para o Grêmio não estará em jogo somente o título de mais um competição nacional, estará em jogo também o planejamento para a temporada 2021, que começa dias após essa decisão.
Ou o time de Renato Portaluppi conquista a Copa do Brasil ou então terá pela frente a fase preliminar da Copa Libertadores, que também tem seu início poucos dias após a decisão pela competição nacional. E isso implicaria numa dificuldade muito grande para um time que aos olhos de todos apresenta problemas físicos, sendo que há a possibilidade inclusive de troca do preparador físico da equipe.
O Grêmio coloca que xeque muito do bom trabalho dos últimos anos nesse confronto com o Palmeiras. O próprio presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior admitiu que a produção no Campeonato Brasileiro 2020 ficou abaixo do esperado e projetado. Some-se a isso a eliminação para o Santos na Libertadores 2020 e também a incerteza de que o técnico Renato Portaluppi ficará no clube para a temporada 2021, que pode ser tão apertada e desgastante do que a temporada de 2020.
O técnico Renato publicamente já disse que definição de sua permanência ou não será anunciada somente depois da decisão com o Palmeiras e isso parece tornar o ambiente ainda mais incerto. Uma coisa é certa: o ano de 2021 do Grêmio precisa ser bem diferente do que está sendo essa temporada de 2020, pois de um time com futebol de boa produção, de jogo propositivo, de alternativas e de uma capacidade defensiva impressionante, o Grêmio se tornou uma equipe por muitas vezes previsível e sem seus principais atributos.
Outro problema que o Grêmio também tem apresentado ao longo da temporada foi o número alto de contratações que não surtiram o efeito esperado e deixaram o time com menos alternativas do que se havia projetado. Robinho, Thiago Neves, Churín, Pinares e Luis Fernando são claros exemplos desse contexto.
Diante desse panorama de oscilação, a decisão entre Grêmio e Palmeiras pela Copa do Brasil 2020, para os gaúchos, tem um peso muito maior, principalmente para a execução do planejamento da temporada seguida, que já bate à porta, e começa tão logo termine a anterior.
👀
👟⚽️
🇪🇪 #VamosTricolor pic.twitter.com/xR8KVKJ0kE
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 24, 2021